VARIAÇÃO DA POSIÇÃO DOS PÉS DURANTE O EXERCÍCIO PANTURRILHA EM PÉ

panturrilha-em-pe-posicao-dos-pes

A execução da flexão plantar no exercício para panturrilhas em pé, variando a posição dos pés (abduzidos e aduzidos) é uma prática antiga e muito utilizada entre praticantes de musculação com objetivos específicos de hipertrofia. A justificativa é aumentar a ênfase do exercício nas porções mediais e laterais do músculo grastrocnêmio. A eficiência já foi exaustivamente debatida e definida pelas comunidades de pesquisadores que a estratégia não influencia, baseados nos fundamentos da biomecânica, a partir da avaliação dos pontos de inserção do músculo, côndilos (medial e lateral) do fêmur e calcâneo. A partir dessa disposição, abduzir ou aduzir o tornozelo não altera o comprimento do gastrocnêmio, até porque na maioria das vezes, esse movimento se confunde com uma rotação do quadril.

O fato é que essa conclusão não confortou os praticantes e atletas que utilizam dessa estratégia, onde a maior parte deles relata uma forte sensação nas regiões mediais e laterais quando realizado a variação durante o exercício de flexão plantar. Como a ciência sempre permite indagações e opções de novos questionamentos e estudos, resolvi aprofundar na questão considerando as vias de captação que temos em diversas partes do corpo.

O pé no sentido geral é um conjunto proprioceptivo muito eficiente. A planta do pé é extremamente rica em exteroceptores. A sensibilidade dos proprioceptores pode variar de 3 a 24 gramas e a dos exteroceptores, alguns podem analisar diferentes tensões da ordem de 1/100 de milímetros.

No tratamento postural com palmilhas proprioceptivas em casos de pés varos, a modificação da condição de apoio do ante pé é à base do procedimento. Um relevo inferior a três milímetros, por via reflexa pode ativar uma cadeia muscular.

Evidente que essas informações não são conclusivas a ponto de justificar ou alterar os posicionamentos referentes à eficiência da estratégia de mudança na posição os pés durante a execução da flexão plantar, mas é um sinal que vale a pena estudar, pesquisar sempre que uma sensação ou relato seja comum ou abrangente em um grupo.

Forte abraço

André Pessoa

Vice-Presidente IFBB-RIO

Check Also

Consultoria - figura destacada

CONSULTORIA ONLINE

    Consultoria é ação de um especialista dar parecer sobre matéria da sua especialidade. …

Powered by keepvid themefull earn money